Tabelionato

Procuração


O que é?

É um contrato no qual alguém (mandatário, procurador ou outorgado) sem ser interessado, recebe de outrem poderes para praticar atos ou administrar interesses em nome e por conta do mandante.

Para que serve:

Serve para representação, isto é, alguém (o mandante), que não pode (ou não quer) estar PRESENTE ao ato a ser praticado, é REPRESENTADO por outrem (o procurador ou mandatário).

Como encaminhar:

As procurações podem ser encaminhadas pessoalmente no Tabelionato de sua confiança, por telefone, e-mail ou fax, neste caso será agendado o dia e horário para sua assinatura pelo outorgante. Normalmente são encaminhadas pessoalmente e feitas no mesmo dia.

Documentos necessários:

A - Quando o outorgante for pessoa física e tiver cartão de assinatura (firma registrada) no Tabelionato, deverá apresentar seus documentos pessoais (carteira de identidade ou outro documento de identificação com foto, e CPF); caso não tenha cartão de assinatura, para a sua abertura, será necessário, os documentos já citados.

B - Quando o outorgante for pessoa jurídica, são necessários cópias autenticadas dos documentos de constituição da empresa (Contrato Social, Consolidação ou Estatuto Social), a última alteração de gerência ou ata de eleição da última diretoria, e o cartão do CNPJ. A pessoa física com poderes de representação da sociedade, assim designada nos documentos antes referidos, deverá portar, para sua identificação na assinatura do instrumento de procuração, seus documentos pessoais, valendo os requisitos contidos na alínea "a", acima.

 

 

 

 

 
 
  Copyright 2001/17
Todos os direitos reservados à Cartório de Barão Geraldo
Desenvolvido por Barão Online